Quem nunca viu linhas de cremes e sabonetes de frutas? Além de normalmente serem aromatizantes, as frutas contribuem com princípios ativos nos cosméticos que trazem muito benefício para a pele e cabelo.
Com o início da primavera e a abundância de frutas em um país tropical como o Brasil, nada mais justo que mostrar a potência de resultados das frutas na cosmetologia.
4 frutas e seus princípios ativos nos cosméticos:
1. Maracujá
Atualmente, apenas no Brasil, existem cerca de 120 espécies que são utilizados com diferentes propósitos. E, cada pedaço da fruta pode ser utilizado de uma maneira. Além de ser aromatizante, seus princípios ativos nos cosméticos trazem muitos benefícios. Alguns dos ativos encontrados no Maracujá:
- Passiflorina – extraído das folhas do maracujá e que funciona como calmante natural.
- Ácidos graxos – presentes no óleo de semente de maracujá, com predominância de ômega 6 e 9 e palmíticos, que tem ação emoliente e antioxidante.
2. Acerola
A acerola traz grandes benefícios para a saúde, por conta da sua grande quantidade de nutrientes essenciais, tais como vitaminas A, B1, B2, B3, B5 B9, C, cálcio, zinco, cobre, magnésio e potássio. Nos cosméticos, alguns ativos são utilizados para benefícios específicos:
- Vitamina C – contribuem na prevenção de radicais livres, sendo assim, utilizado como antioxidante nos cosméticos.
- Tanino – além de também agir como antioxidante, também age como adstringente.
3. Açaí
Muitos cosméticos atualmente tem usado o açaí em sua fórmula pelos seu efeito hidratante, emoliente, energizante, suavizante e remineralizante. Princípios ativos utilizados nos cosméticos:
- Antocianina – o que dá a cor vibrante para o açaí é justamente o que ajuda no combate aos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce.
- Ácidos graxos – os cosméticos capilares que utilizam o açaí tem como benefício nutrir e hidratar os fios ressecados e opacos.
4. Coco
Outra fruta famosa pelos benefícios dos princípios ativos nos cosméticos é o coco. Ótimo para a pele! Seu óleo é um dos famosos óleos láuricos e seu principal princípio ativo nos cosméticos é o ácido láurico e tem algumas vantagens:
- O óleo penetra na pele com extrema rapidez pelos poros da pele, facilitando a permeação do ativo.
- Ao penetrar no corpo, age como imunomodulador. Ou seja, fortalece a imunidade e equilibra quadros inflamatórios.
E você? Qual a sua fruta favorita nos cosméticos? Conta para a gente nos comentários!