fbpx

Novembro Azul

Você sabia que o câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo? A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos. Falar de prevenção se torna fundamental, mas ainda existem homens que negligenciam isso e não fazem os exames necessários. Alguns por falta de informação, outros por preconceito.

O câncer de próstata, no começo, não causa sintomas, é uma doença de evolução lenta, que demora anos para aparecer. Quando os sintomas começam a se apresentar, geralmente já está em um estágio bastante avançado, diminuindo drasticamente as chances de cura.

Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. A recomendação é que homens entre 45 e 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos. Indivíduos com histórico familiar de câncer de próstata, sedentários, obesos e pessoas da raça negra, devem consultar o médico com maior frequência, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Sabemos que é necessário falar disso durante todo o ano, mas essas campanhas temáticas ajudam na divulgação e reflexão do problema. É um modo de ampliar a conscientização da população. Se você é homem, não deixe de cuidar da sua saúde. Se for mulher, incentive seus familiares e amigos a realizarem os exames. A divulgação deste problema é uma forma de cuidar de quem a gente ama.

 

Fonte: Instituto Lado a Lado pela Vida – Organizadora da campanha Novembro Azul