fbpx
calibração de equipamentos

7 motivos para manter os equipamentos do seu centro estético sempre calibrados!

Qual foi a última vez que você calibrou seus aparelhos de estética? A calibração de equipamentos é um assunto pouco falado, porém vital para todos os profissionais, clínicas e centro estéticos que utilizam equipamentos de tecnologia para os seus tratamentos.
Os equipamentos de tecnologia estética, principalmente os baseados em eletroterapia e ultrassom, sofrem perdas de potência pelo tempo de uso, e muitas vezes, por utilização e transporte inadequado. Para mantê-los em perfeito estado de funcionamento, e claro, para que proporcionem os efeitos esperados em seus clientes, é necessário submetê-los a uma calibração periódica, que varia de 3 a 6 meses, dependendo do equipamento e do volume de uso.

Saiba a seguir os 7  fatores que fazem com que a calibração de equipamentos seja de suma importância para o seu trabalho e para a saúde do seu negócio em estética:

1) Obtenha os melhores resultados nos tratamentos!
Já notou se aquele equipamento poderoso não está mais proporcionando os resultados esperados em suas clientes? O problema pode estar na calibração! Com um equipamento sempre calibrado, você extrai dele todo o seu potencial. Desta forma, o resultado do tratamento também será potencializado e otimizado.

2) Amplie a vida útil do equipamento
A calibração devolve ao seu equipamento os parâmetros de utilização sempre o mais próximo possível de um equipamento novo. Com isso, você evita um investimento desnecessário em equipamentos novos num espaço de tempo menor.

3) Evite surpresas!
Imagina você num daqueles dias de grande movimento na sua clínica: clientes na sala de espera ansiosos para chegar a sua vez, e, do nada, o equipamento para de funcionar. Socorro! Ao executar a calibração de equipamento, o técnico também faz uma manutenção preventiva, fazendo uma verificação geral do aparelho. Neste momento, poderão ser identificados componentes desgastados, diagnosticando uma possibilidade de substituição de peça ou ajuste.

4) Abaixo o efeito placebo!
Você sabia que muitas clínicas trabalham com equipamentos descalibrados e nem se dão conta disso? O cliente, por sua vez, também não sabe, e muitas vezes paga por um serviço que não está surtindo nenhum efeito a ele. O resultado disso, com o tempo, é a evasão de clientes, devido a percepção da baixa eficácia dos seus tratamentos.

5) Evite multas e notificações da ANVISA
Equipamentos de tecnologia estética também estão sujeitos à fiscalização da ANVISA. A fiscalização é feita com técnicos munidos de instrumentos de medição para verificar a calibração de equipamentos. Empresas capacitadas devem emitir um certificado para validar as calibrações, seguindo sempre os padrões e exigências do Inmetro e da ANVISA.

6) Cuide da saúde do seu negócio!
Lembre-se: equipamentos bem calibrados e em perfeito estado de funcionamento mantém o seu negócio também em perfeito estado de funcionamento! De nada adianta uma clínica bem organizada e uma profissionais bem qualificados, se o seu arsenal tecnológico trabalha fora dos padrões e sem eficiência.

7) Cuide da segurança dos seus clientes!

Você sabia que, se um equipamento funcionar acima dos parâmetros, pode provocar queimaduras em seus clientes? Se isso acontecer, além de perder o cliente, você ainda pode ser processado! Manter os seus equipamentos sempre calibrados, não só otimiza os resultados, como também proporciona maior segurança nos tratamentos.

Centros estéticos são complexos, e muitas vezes um descuido com o gerenciamento da sua tecnologia pode prejudicar muito o seu negócio, inclusive fazendo com que você perca ou não fidelize seus clientes. Fique de olho!

Para mais informações sobre calibração de equipamentos e manutenção preventiva e/ou qual o local de manutenção enviar seus aparelhos, clique aqui.

investimento centro estético, aparelhos estéticos