fbpx
saúde da mulher

Gravidez e período pós-parto mais confortáveis com a fisioterapia para a saúde da mulher

Na gestação e também no período pós-parto, o corpo feminino passa por momentos de adaptação e essa fase pode trazer problemas. “Durante esse período, ocorrem diversas mudanças corporais e, em alguns casos, pode haver dor e desconforto, principalmente na região lombar e pélvica, durante a gestação, e na região cervical no pós-parto”, explica a fisioterapeuta especialista em saúde da mulher e membro do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Patricia Andrade Batista. Segundo ela, isso ocorre porque a musculatura do assoalho pélvico prepara-se para a passagem do bebê durante o parto. “Por isso, em algumas mulheres, eles estão enfraquecidos, podendo contribuir para o aparecimento da incontinência urinária. Outras repercussões sistêmicas podem surgir como alterações circulatórias, sendo o mais comum o edema, principalmente em pés e tornozelos, alterações cardiorrespiratórias, entre outras”, explica.

Foto Dra Patricia
Patricia Andrade Batista, fisioterapeuta especialista em saúde da mulher e membro do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Batista aponta também que, atualmente, há uma preocupação maior com a pele, principalmente em relação ao aparecimento de estrias, celulites e melasmas.

Os tratamentos para amenizar esses transtornos são oferecidos pela fisioterapia, área que pode atuar não só na cura como na prevenção de alguns quadros. “Exercícios de alongamento, fortalecimento e mobilidade da pelve podem prevenir e tratar as disfunções musculares. Para a musculatura do assoalho pélvico, o profissional especializado trabalhará a conscientização dessa musculatura, promovendo um trabalho de relaxamento. Já nas repercussões respiratórias, as mulheres podem se beneficiar de exercícios e da drenagem linfática manual para alívio do edema. Exercícios respiratórios e aeróbicos auxiliam no cansaço e na dificuldade para respirar”, completa.

A fisioterapeuta finaliza dando uma dica para quem deseja ter um parto normal. Para ela, existe a possibilidade de associar o treinamento de posturas a exercícios específicos para auxiliar no alívio da dor e melhor descida fetal na hora do parto.

 

No site da Casa da Estética você encontra os melhores equipamentos para os tratamentos da saúde da mulher. Clique aqui