fbpx
decoração sustentável

Um centro de estética sustentável é possível!

Ano após ano é fácil perceber que a importância de cuidar do meio ambiente se torna cada vez maior. Ao abrir os noticiários ou até mesmo nas pequenas atitudes que observamos no dia a dia isso se torna mais forte e já virou pauta para o governo e para a sociedade civil. Segundo a resolução número 275 de 25/04/2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o CONAMA, a reciclagem de resíduos, por exemplo, deve ser incentivada, facilitada e expandida no país, para reduzir o consumo de matérias-primas, recursos naturais não renováveis, energia e água. Por isso, é essencial levar em consideração a sustentabilidade na realização de qualquer atividade, inclusive se você está montando um espaço de estética ou vai reformá-lo.

Ao construir ou decorar um centro estético, não há mais chance para práticas não ecológicas que resultam em desperdício e destruição da natureza. No entanto, nem sempre sabemos qual é a melhor atitude a ser tomada, mas com a orientação de um especialista, essa situação pode mudar. “Quando há alguma construção sendo feita, por exemplo, sobram resíduos de alvenaria, concreto e argamassas que, geralmente, são descartados. Eles podem ser reutilizados como agregados, servindo para preencher ‘buracos’ no contrapiso, nas paredes e não para fazerem a função estrutural. Com isso, não há geração de resíduos, já que serão aproveitados de outra forma”, aponta a arquiteta, urbanista e engenheira ambiental Brunaliza Almeida.

Na decoração sustentável, a arquiteta adianta que materiais como madeiras de demolição e tijolos podem ficar aparentes tanto em ambientes internos como externos de recepção, halls e lavabos. Já nas salas de tratamento, os ambientes devem seguir a legislação da Anvisa. Almeida adverte também que existem muitos materiais e produtos que se denominam ecológicos, mas é preciso ter cuidado. “Deve-se verificar se a empresa fabricante possui a certificação ambiental emitida pelo órgão responsável e fiscalizador”, alerta.

 

A arquiteta e engenheira ambiental traz mais dicas tanto para construir de maneira ecofriendly, quanto para fazer uma decoração sustentável. Anote!

 

Na hora de construirde de maneira ecofriendly:

– Opte por janelas com vãos maiores permitindo a entrada de luz e por aquelas com vidros capazes de reduzir até 70% do calor, além de impedir a passagem de raios UV.

– Para dividir ambientes internos, instale placas de gessos acartonados para reduzir desperdícios de material.

– Telhas solares funcionam como as placas solares. Por ficarem no topo do telhado, geram energia.

– Tintas, resinas e colas à base de água são produtos que vieram para ficar e não agridem o meio ambiente. Ainda existem esses mesmos materiais contendo substâncias poluidoras, derivadas do petróleo.

 

Na hora de fazer a decoração sustentável:

– Persianas e cortinas com tecidos apropriados à proteção solar reduzem a entrada de calor, melhorando o ambiente interno e ainda minimizam o desbotar dos objetos e móveis expostos ao sol;

– Ao escolher os tecidos para as cortinas e almofadas, opte pelas sedas artesanais;

– Móveis antigos, se trocados os tecidos, ou pintados já ficam com aparência de novos;

– Bambu pode servir de elemento decorativo em revestimentos de parede, fabricação de móveis ou até na separação de ambientes;

– A madeira plástica evita a proliferação de cupins, roedores e tem utilizações diversas como pisos, revestimentos, vasos para plantas, mobiliários. Além de não prejudicar a natureza, deixa o ambiente muito acolhedor.

Ainda é possível apostar em kit de cosméticos de tratamento com pegada eco-friendly, confira aqui.

investimento centro estético, montando o centro de estética