fbpx
meditação

Entenda por que a meditação é uma forte aliada da sua rotina de beleza

Embora a beleza de uma pele e corpo saudáveis seja percebida externamente, é importante lembrar que o equilíbrio emocional e a redução dos níveis de estresse são poderosos aliados para a manutenção da beleza. A prática da meditação originou-se no Oriente como ferramenta na busca de autoconhecimento, equilíbrio mental, paz interior e renovação espiritual, mas foi no Ocidente onde encontrou aplicações mais diversas.

Investir de 5 a 10 minutos diários para estar em contato consigo traz benefícios que refletem no humor, raciocínio e no corpo. Segundo Amélia Kassis, psicóloga Junguiana e diretora da Companhia Zen, a prática da meditação equilibra as ondas cerebrais e acarreta a produção de hormônios como a ocitocina, responsável por nos provocar prazer. A partir do controle da respiração e de exercícios que resgatam o “estar aqui e agora”, é possível desacelerar o metabolismo e diminuir a pressão arterial, o que ajuda no alívio das tensões e estresse do dia a dia: “você respira, pensa, sente melhor e escolhe com mais sabedoria a maneira de se comportar diante às situações”.

Pensando em circulação sanguínea, a terapeuta afirma que quando atingimos um estado de relaxamento, o ritmo do coração entra em batimentos congruentes e transporta o bem-estar a todo o corpo.

De dentro para fora

Quanto aos benefícios para a pele e cabelo, meditar funciona como um tranquilizador na atividade das glândulas sudoríparas e sebáceas que, sob momentos de tensão, tendem a aumentar sua atividade e deixar a superfície úmida e oleosa. Esse cenário dificulta a passagem de corrente elétrica e pode ocasionar irritações e inflamações. A prática aliada a uma alimentação saudável, rotina de exercícios e hidratação deixa o corpo e a mente melhores preparados às mudanças e desafios.

É importante entender que a meditação auxilia no desenvolvimento da resiliência e da compaixão consigo e que sentir-se mais bonita é entender suas necessidades e respeitá-las. Pratique!

Como começar iniciar a rotina de meditação:

  • Reserve de 5 a 10 minutos diários;
  • Encontre um local tranquilo;
  • Não medite logo depois de comer, afinal, a prática diminui a atividade do seu metabolismo;
  • Feche os olhos e sente em uma posição confortável e ereta;
  • Proteja suas pernas do contato com o frio,
  • Concentre-se na respiração, mas se outros pensamentos vierem, reconheça-os e deixe-os ir.

Lembre-se de incluir na sua rotina de beleza, além da meditação, uma boa hidratação e evitar o cigarro.