Este palavrão aí do título é uma parte muito importante para qualquer tratamento estético e pode ser crucial para bons resultados! O termo “propedêutica” vem do Grego e significa introdução ao ensino. Pode ser entendido também como um curso introdutório que supre a necessidade básica de conhecimento em um assunto.
A definição vem bem de encontro à sua função na estética. “Nas áreas da beleza, fisioterapia dermato funcional, estética, biomedicina esteta e farmácia, a propedêutica é o conjunto de técnicas que orientam o profissional a chegar à solução de uma disfunção. Ela é a primeira etapa da avaliação. Se não for bem feita, não há tratamento bem sucedido com evolução satisfatória”, explica a técnica de treinamentos da Casa da Estética, Amanda Hamaue.
Nessa fase, é possível avaliar a biotipologia da pele, morfologia corporal, classificar as disfunções, precisar a profundidade de hipercromias ou alterações no tecido. E as ferramentas para isso não são tão difíceis de encontrar se forem procuradas em lugares especializados. “Hoje em dia, temos desde a fiel e boa fita métrica para a perimetria, até balanças de bioimpedância (um campo eletromagnético que lê toda nossa composição corporal e documenta os dados coletados). Conseguimos com a lupa e luz branca avaliar as lesões da pele e com o dermatoscópio termos uma visão amplificada em até 10 vezes dessas lesões, avaliando pontos de desidratação, lipídicos, porfirinas e desordens pigmentares”, aponta Hamaue.
A técnica de tratamentos completa ainda que alguns aparelhos fazem vídeos e registros fotográficos desses pontos e lesões para que o profissional comprove com ainda mais precisão as necessidades de cada caso.
Fica nítida, então, a importância dessa etapa para o alcance dos objetivos quando o assunto é resolução de alguma disfunção estética. “Sem uma boa avaliação e a propedêutica para dirigir essa avaliação, não há sucesso no tratamento. Não há como tratar um problema se não confirmarmos a sua disfunção através da anamnese, dos testes, exames e registros e, depois, documentarmos tudo para acompanhar a evolução e sucesso do tratamento”, finaliza Hamaue.
Esse assunto rende aulas e mais aulas! E para suprir todas as dúvidas de quem precisa saber mais sobre o assunto, a Casa da Estética realiza no dia 18 de julho o Workshop Propedêutica: avaliação facial e corporal, em São Paulo. As vagas são limitadas! Clique aqui para se inscrever.