fbpx

Na medida certa com a Bioimpedância

A hora da avaliação é um dos momentos mais importantes do tratamento estético e você sabe disso! A ficha de anamnese contendo todas aquelas informações super importantes sobre o seu cliente que vão te ajudar a indicar o procedimento perfeito para ele é essencial, mas há mais uma ferramenta que pode deixar esta etapa ainda mais completa: a bioimpedância.

A bioimpedância é um procedimento que usa uma balança especial para fazer a análise de níveis corporais. Além de mostrar o peso total do cliente, percentuais de gordura, massa muscular, água corporal e outros aspectos são informados de forma detalhada.

Para a fisioterapeuta e técnica de treinamentos da Casa da Estética, Bruna Tanzillo, a importância da bioimpedância é ajudar o profissional a comprovar os resultados de um tratamento estético. “Existem pessoas que neste processo de querer emagrecer, fazem os procedimentos estéticos e vão muito a academia. Depois de um tempo, voltam ao profissional de estética dizendo que não emagreceram. Mas se esse cliente sobe na balança de bioimpedância, vai perceber que perdeu massa gorda, porém ganhou massa magra devido a musculação. O peso pode ter continuado o mesmo, mas os percentuais de gordura e outros aspectos mudaram completamente. Isso também acontece com quem recorre a estética para melhorar o corpo, mas não muda os hábitos alimentares ou continua sedentário. Então, esta medição vai provar que a eficácia do tratamento continua valendo, mas em alguns casos a atitude do cliente pode ter mudado o resultado”.

Mas para que tudo dê certo, é preciso fazer a medição sem erros, seguindo os preparos adequados. Alguns exemplos são orientar seu cliente a não ir para balada e ingerir bebida alcoólica antes da avaliação ou então não fazer aquela noite da pizza um dia antes da pesagem. Outra dica é pedir às mulheres que esperem o período menstrual para subirem na balança. Todos estes aspectos podem mudar temporariamente o peso corporal.

A balança ideal

Escolher o aparelho de bioimpedância ideal é também parte fundamental da precisão da análise do seu cliente. O Inbody é um dos mais indicados para essa avaliação. Com uma balança digital e eletrodos que entram em contato com as mãos e os pés do cliente, o equipamento libera estímulos que fazem a medição do seu estado físico.

Em 15 segundos, o Inbody entrega resultados de cerca de 18 níveis corporais como massa de gordura, massa muscular, proteínas, minerais, água, taxa metabólica, entre outros. Os números aparecem no painel digital e podem ser impressos ou transferidos para outro dispositivo via WI-FI, Bluetooth ou USB.

Há também outra vantagem em obter este aparelho e está é para os empreendedores. “Quem comprar o pacote de sessões de um determinado serviço vai ter com a bioimpedância o tratamento completo, com avaliação precisa no início e comprovação de resultados no fim. Além disso, o equipamento vai agregar valor ao centro estético e oferecer um diferencial ao cliente”, explica Tanzillo.