O procedimento de limpeza de pele é, na maioria das vezes, a porta de entrada do cliente na clínica, centro e consultório de estética. Mas acaba que nem sempre o profissional sabe valorizar esse momento. “Costumo dizer que a limpeza de pele é o nosso cartão de visita. É durante o procedimento que entregamos aos nossos clientes nossos diferenciais, não que isso não seja feito em outros tratamentos, inclusive tem outros que exigem ainda mais do profissional, porém, a limpeza de pele é sempre a primeira etapa antes de iniciarmos os tratamentos e, muitas vezes, é o nosso primeiro contato com o cliente”, diz Clélia Reis, farmacêutica e gerente de treinamentos e inovação da Bioage Skincare Solutions.
O protocolo é algo que todo profissional deve ter na ponta da língua, mas explicar cada etapa para o cliente faz toda a diferença. A partir do momento em que ele entende a importância do procedimento, passa a dar mais valor e ser mais fiel ao tratamento. Dessa forma, é mais fácil fazer com que ele compreenda a importância do retorno. “A frequência ideal é mensal, uma limpeza de pele uma vez por mês é o suficiente para manter em equilíbrio as funções fisiológicas da pele e evitar acúmulo de sujidades, comedões e excesso de oleosidade, essa frequência é dada, pois 28 dias é o tempo de nossa renovação celular fisiológica que chamamos de turnover”, diz a farmacêutica.
Crie relações
Além de explicar cada passo do processo, lembre-se de criar uma relação com o cliente. É claro que você deve perceber se ele vai dar abertura para isso. Cada pessoa tem um perfil diferente, mas saber aproveitar o tempo com ela faz parte da estratégia de fidelização. “A limpeza de pele é um dos tratamentos mais demorados feitos na clínica de estética, o período em que o cliente está sendo atendido é só dele e requer dedicação, é hora de aumentar seu relacionamento com ele, é o momento ideal para avaliar profundamente a pele, recomendar produtos home care, divulgar outros serviços da clínica e, principalmente, explicar ao cliente cada etapa que está sendo realizada na pele e a qualidade dos produtos escolhidos. A arte de fidelizar, muitas vezes, está relacionada ao dom de se relacionar”, afirma Clélia.
Clélia Reis, farmacêutica e gerente de treinamentos e inovação da Bioage Skincare Solutions, ressalta três coisas sobre limpeza de pele que todo profissional precisa saber.
- A biossegurança deve estar em primeiro lugar. Ambiente adequado, limpo, seguindo os padrões da Anvisa e o profissional deve estar devidamente paramentado.
- Nunca se esqueça da importância da limpeza de pele para outros tratamentos. Nunca inicie um tratamento sem antes purificar a pele, aumentando a facilidade de absorção dos ativos e melhorando os resultados.
- A limpeza de pele é o cartão de visita do profissional, aproveite o período da limpeza de pele para mostrar seu conhecimento e a qualidade dos produtos que escolheu para trabalhar, inclusive para avaliar a fundo a pele do cliente e oferecer novos serviços e produtos para uso home care que irão favorecer ainda mais os resultados e aumentar lucros.
A sequência adequada para uma limpeza de pele é:
- Higienização superficial: pode ser realizada com auxílio de sabonete, emulsão ou gel de limpeza para remoção das sujidades superficiais como poluição, suor e maquiagem.
- Esfoliação: através de peelings (esfoliantes) físicos, químicos ou mecânicos de acordo com o biótipo e estado cutâneo.
- Tonificação: uso de loções tônicas específicas para cada biótipo cutâneo, para reequilíbrio do pH da pele.
- Emoliência: com auxílio de algodão embebido em loção emoliente específica (trietanolamina, por exemplo) e uso de vapor ou máscara térmica por aproximadamente 15 minutos ou de acordo com a indicação do fabricante.
- Extração: com auxílio de lupa, uso de luvas, agulha descartável (caso necessário) e algodões embebidos em loção antisséptica nos dedos que serão utilizados para extração. Realizar apenas a extração dos comedões (cravos) abertos e fechados, miliuns e pústulas não infiltradas (superficiais sem inflamação).
- Tonificação: uso de loções tônicas específicas para cada biótipo e estado cutâneo, para reequilíbrio do pH da pele, além de ajudar na recuperação do equilíbrio hidrolipídico e remover sujidades superficiais que tenham restado após a extração.
- Alta frequência: equipamento com finalidade bactericida, fungicida, cicatrizante, utilizado por aproximadamente 5 minutos.
- Relaxamento: aplicação de produtos calmantes, hidratantes e antioxidantes com manobras leves, com o objetivo de diminuir a congestão local e massagem nos músculos da região do pescoço e nuca.
- Máscara: aplicação de máscaras em gel, creme ou pó, com o objetivo de obter efeitos calmantes, descongestivos, oclusivos e hidratantes por aproximadamente 15 minutos ou de acordo com a orientação do fabricante.
- Finalização: aplicação de finalizador com fator de proteção solar (FPS) em gel, emulsão ou loção, de acordo com o biótipo cutâneo. Podem ser aplicadas loções secativas específicas em determinadas regiões para peles oleosas e acneicas, por exemplo.
Após a limpeza de pele, é preciso tomar alguns cuidados, como:
- Utilizar FPS diariamente.
- Higienizar a pele com produtos adequados indicados pelo esteticista/dermatologista.
- Não se expor ao sol por, pelo menos, sete dias.
- Quando feita de maneira adequada, respeitando a resposta fisiológica de cada cliente, a limpeza de pele não deixará marcas, lesões e traumas.
Equipamentos ideais para investir na hora de fazer a limpeza de pele:
- Dermosteam | Vapor de Ozônio
É o vapor que possibilita a emoliência no preparo para limpeza antes da extração de sebo e comedões. Saiba tudo sobre o Dermosteam aqui.
- Sonopeel | Esfoliação
O Sonopeel possibilita trabalhar com uma técnica não invasiva de realizar a esfoliação da camada superficial da epiderme através da vibração exercida pela espátula do aplicador numa frequência de 26,5 kHz. Essa vibração, além de acelerar o processo de renovação celular, também colabora para a extração de comedões superficiais, deixando a limpeza de pele menos dolorida e mais rápida. Essa técnica é indicada para tratamentos com adolescentes e mulheres mais sensíveis à extração manual. Saiba tudo sobre o Sonopeel aqui.