Para começar, você precisa saber que ambos são investimentos úteis para seu centro estético, mas possuem objetivos completamente diferentes. “Tanto o lençol térmico quanto a manta térmica irão proporcionar o aquecimento do tecido, porém irão atingir temperaturas diferentes e devido a essa característica, serão aplicados com funções terapêuticas diferenciadas”, explica Amanda Hamaue, fisioterapeuta e técnica de treinamentos da Casa da Estética.
Abaixo, você encontra as principais diferenças e características dos produtos.
Lençol Térmico
Imagina que delícia seu cliente deitar numa maca quentinha, confortavelmente aquecida! Imagina você tendo essa experiência, impossível não gostar, né? Para alguns procedimentos, como depilação ou drenagem, por exemplo, é fundamental oferecer esse conforto ao cliente. “O lençol térmico é um lençol elétrico que contém em seu interior resistências que aquecem a sua cama, ou maca, proporcionando uma agradável sensação de bem-estar. Indicado para os dias e as noites de frio do nosso inverno. O lençol térmico é colocado por cima da maca ou do colchão”, explica Hamaue.
O investimento é baixo (um lençol para maca custa, em média, entre R$ 280,00 e R$ 430,00) e os benefícios são inúmeros, é um diferencial que certamente seu cliente vai perceber. “Vale a pena investir num lençol térmico principalmente nesta época de frio, pois vamos proporcionar a nossa cliente um tratamento diferenciado, ela vai sair de nosso espaço com a sensação de que foi tratada com carinho, é uma forma de dizer ‘me preocupo com o seu bem-estar’. Ao contrário disso, a sensação de tirar uma roupa para fazer uma massagem e deitar em uma maca fria é desagradável. Ao invés de se entregar ao momento, o paciente ficará incomodado com o frio que estará sentindo”, ressalta.
Muitos fabricantes de lençol térmico recomendam também para algumas queixas como cólicas menstruais, contusões, artrite, artrose, entorses, entre outros. Sendo assim, também é possível o uso home care. Compre seu lençol térmico aqui
Manta Térmica
Já a manta térmica é para ser utilizada em protocolos em cabine. Seu sistema de aquecimento é superior ao do lençol. “A manta térmica possui um sistema resistivo que é composto por fio de níquel e cromo bobinado que pode suportar uma temperatura de até, aproximadamente, 150 graus. Esse sistema possui ainda a proteção de um termostato, que desliga o aparelho assim que a temperatura na resistência chega a aproximadamente 80 graus (a esse ponto, a temperatura na superfície da manta estará em tomo de 55 a 60 graus), a manta é indicada, principalmente, para a terapia com calor localizado”.
Esse produto é um dos primeiros investimentos de um centro estético, justamente, porque é possível associar a manta em diferentes tratamentos. “A manta térmica é utilizada em protocolos desintoxicantes, redução de medidas para celulite, massagem relaxante, analgesia, permeação de ativos e mais”.
Ainda de acordo com Amanda, antes de trabalhar com a manta, é preciso entender a fisiologia da termorregulação do nosso organismo. De acordo com o estudo “A eficácia dos sistemas de aquecimento cutâneo e o controle de temperatura”, publicado no Journal of Advanced Nursing, em 2010: “A temperatura corporal central é um dos parâmetros fisiológicos mais rigorosamente controlados do organismo. O sistema termorregulador humano permite variações de 0,2 a 0,4ᵒC em torno de 37ᵒC para manutenção das suas funções metabólicas”.
Após essa afirmação, Amanda explica que quando elevamos a temperatura com a manta térmica, tiramos o organismo desse intervalo, ou seja, estressamos e tiramos o organismo de seu estado fisiológico normal. “Dessa forma, há ativação do hipotálamo e, consequentemente, dos seus mecanismos de termorregulação. Estes incluem vasoconstrição ou vasodilatação dos shunts (desvios) arteriovenosos periféricos, tremores, termogênese e suor. Quando pensamos em aumento da temperatura, observamos principalmente a vasodilatação e o suor”.
Para que haja toda essa atividade metabólica, nosso organismo necessita de um gasto energético maior. “Por isso, falamos tanto que a manta auxilia nos tratamentos de gordura localizada, em tratamentos desintoxicantes, favorece o tratamento e com a vasodilatação ganhamos uma hiperoxigenação, melhora da nutrição e ainda facilitamos a troca de metabolitos celulares e, finalizando, indicamos nos tratamentos de celulite, pois uma vez favorecendo os sistemas circulatórios, melhoramos o sistema linfático, pois são sistemas que caminham lado a lado”, finaliza.
Compre sua manta térmica na Casa da Estética, pode apostar que as melhores marcas e os melhores preços você encontra aqui 😉 além de um atendimento super bacana