fbpx

4 aparelhos que ajudam na reabilitação de atletas

O ano de 2018 é ano de Copa do Mundo e a edição da Rússia já está no ar. Esse, que é um dos maiores eventos esportivos do mundo, é focado no futebol e como a modalidade exige muito fisicamente, os casos de reabilitação de atletas chamam atenção. O camisa 10 da seleção brasileira, Neymar, está jogando normalmente após uma lesão no quinto metatarso do pé direito. Assim aconteceu também com o ex-atacante, Ronaldo Nazário, que foi o artilheiro do mundial de 2002, após se recuperar de um deslocamento da patela. Eles foram submetidos a fisioterapia e aparelhos tecnológicos que auxiliaram na recuperação de seus corpos.

Tanto para alívio da dor como para regeneração muscular, a participação de equipamentos, sobretudo, de eletroterapia é fundamental nesses casos.

Então, veja abaixo 4 aparelhos para fisioterapia que auxiliam na reabilitação de atletas:

Neurodyn II

A unidade de tratamentos faz a aplicação das correntes elétricas TENS, FES e Russa para disfunções neuromusculares. A corrente FES, por exemplo, é indicada para prevenção ou tratamento de atrofia por desuso para atletas que devem ficar em repouso após uma contusão, além de aumento da circulação sanguínea local, reeducação muscular, manutenção ou aumento da amplitude de movimento e relaxamento de músculos espásticos. Já a corrente TENS tem como objetivo o alívio das dores crônica, pós-traumática aguda e pós-operatória aguda.

Neurodyn Aussie Sport

Para quem precisa auxiliar na reabilitação de atletas em um curto espaço de tempo. O equipamento aplica a Corrente Aussie, vertente que se assemelha com Corrente Russa, mas muda no comprimento de onda e na curta duração dos bursts, o que dá mais rapidez e eficiência para a eletroestimulação. Conforme falamos neste post, ela é indicada para fortalecimento muscular, reeducação motora, fortalecimento após atrofia por desuso, estimulação elétrica funcional após Acidente Vascular Cerebral (AVC/AVE), redução de edema e drenagem linfática e modulação da dor por ativação do mecanismo ascendente/descendente.

Sonopulse III

Ultrassom terapêutico aplicado nas frequências de 1 MHz e 3 MHz. É indicado para pós-operatório imediato e tardio, processo inflamatório agudo e crônico, analgesia, redução de edema e equimose, aumento da amplitude de movimento articular, redução de espasmos musculares, regeneração tecidual, celulite e gordura localizada.

O equipamento deve ser usado somente sob prescrição e supervisão de um profissional licenciado. Ele possui mais de 46 protocolos pré-programados e 20 particulares. Confira mais sobre o aparelho no vídeo abaixo!

Analisador Digital de Composição Corporal

Em casos de contusão, o atleta pode ficar alguns meses parado e sair de forma por um tempo, o que pode fazer seu rendimento cair. Para não deixar isso acontecer, é importante ter o controle de seus níveis corporais como peso, massa óssea, quantidade de água no organismo e muitos outros. Com o Analisador Digital de Composição Corporal, é possível fazer até 16 medições com leitura precisa em até 3 segundos. O aparelho é conectado ao aplicativo oficial via Bluetooth e no Smartphone apresenta os relatórios para que o profissional e atleta tenham o controle.

A gente separou um blog post super completo sobre Impedância Corporal. Quer saber mais? É só acessar:“Como realizar a bioimpedância para conseguir mais resultados”

Gostou do produto e já quer levar?